Histórico

A Câmara Municipal de Vereadores de Estrela Velha iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1997. Desde então vem funcionando regular e ininterruptamente, com um colegiado eleito pelo voto popular, exercendo o Poder Legislativo, com atribuições de autoadministrar-se, legislar, fiscalizar e julgar os atos do Poder Executivo.

É uma instituição legitimada pelos princípios consignados na Constituição Federal de 1988. Composta de 09 Vereadores e servidores, a Câmara de Estrela Velha vem valorizando a qualificação de seu quadro de servidores e o aparelhamento do ambiente administrativo, buscando proporcionar um assessoramento adequado aos Vereadores no exercício do mandato popular, bem como para a população que busca o conhecimento das atividades desenvolvidas por estes.

O Poder Legislativo de Estrela Velha, no curso de sua história, tem perseguido constantemente a transparência e a excelência em seus serviços. Neste sentido, o ambiente cameral é conhecido como “Casa do Povo”, para caracterizar a condição de um local onde os representantes populares discutem os assuntos relacionados diretamente com o interesse de seus munícipes.

A Câmara teve inicialmente sua sede de reuniões no antigo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão. Já no ano de 2008, com inauguração da nova sede da Prefeitura Municipal de Estrela Velha, a Câmara passou a ter como sede a mesma que a Prefeitura, funcionando assim juntamente a Secretaria da Câmara adjunta da Sala de Reuniões. Atualmente está sendo construído o prédio próprio para a Câmara Municipal.